terça-feira, março 02, 2010

Há gente com pouca sorte...

Este fim-de-semana no metro, assisti a uma cena digna de nota aqui no blog.
Os tipos que vão dar música aos passageiros, são já um clássico do metro de Bruxelas. Dado que, entre cada estação, passa cerca de 1 minuto, os músicos tocam durante 45 segundos e depois usam o resto do tempo para pedir a recompensa pela actuação.
Como este tipo de manifestação artística não é permitida, é frequente vê-los a correr a fugir da polícia, sempre que os inspectores fazem a sua ronda pelos túneis do metro.
Ora o tipo que me deu música este fim-de-semana, escolheu não só a carruagem de metro errada, tal como o metro quadrado errado: mal começou a tocar, um passageiro de phones nos ouvidos e cara de poucos amigos (para o qual o músico estava entusiasticamente virado enquanto tocava) mandou o tipo parar com a música. À primeira, o pedido não resultou e o músico apertou o acordeão ainda com mais fúria. À segunda, o passageiro foi de tal forma agressivo que toda a malta na carruagem receou pelo pior. Quando vi o passageiro incomodado enfiar a mão no casaco e sacar da carteira, ainda pensei que lhe fosse dar uma moedinha para o tipo parar de tocar… mas não…mostrou-lhe a identificação da polícia e repetiu a ordem. Fez-se um silêncio frio, o músico foi sentar-se, amuado, no fundo da carruagem e o resto da viagem foi feita sob um ambiente pesado… bem pior que o ambiente criado pelas notas de música que saíam do acordeão.

Abuso de autoridade? Claramente.
Falta de sorte? Sem dúvida.

Irra que há gente muito mal disposta… e até uma lambada desafinada tocada no acordeão por um mexicano simpático é motivo para uma agressão.

2 comentários:

Fuschia disse...

Não sei se foi abuso, acho que foi mais o exercer de autoridade misturado com mau humor do sr. polícia :p De qualquer maneira, há uns que não chateam muito, mas há outros que vêm com criançinhas para nos dar abraços, beijinhos e deixar papéis com a história de vida, esses é que é difícil de suportar.

Fabi disse...

Outro dia vi uma reportagem aqui falando dos músicos do metro de Paris. Sabe que eles fazem selecção e tudo? A coisa é bem organizada e os músicos são loucos para tocar ali, falo de músicos iniciantes ou menos conhecidos. Ou seja, o metro é uma espécie de montra :) como são as coisas não é?