quarta-feira, janeiro 13, 2010

Os esquecidos cantos da cultura

(...) Os nossos velhos ou morrem nos jardins, ou são atirados para caixotes de mortos-vivos, abandonados pelos filhos, ou ignorados, com atroz indiferença, por aqueles que eles ajudaram a nascer e a viver. Morre-se de amor. Também se morre dessa doença cruel e implacável, que a sociedade moderna criou e parece não estar muito preocupada em exterminar - o desprezo pelos outros. O egoísmo, a insensibilidade, a frieza de espírito, nascidos de um sistema que liquida os laços sociais de que a humanidade é fundamento, determinam e talvez expliquem este nosso amargo tempo. (...) Ninguém é apoiado, a não ser os bancos e os banqueiros. Isto para um governo dito socialista dá que pensar. Porém, é o que é e é o que há. Repare-se na miséria que o Orçamento de Estado atribui à cultura. E, no entanto, a cultura pode ser um bem rendível, mesmo em termos económicos. (...)

Baptista Bastos, aqui

2 comentários:

Anónimo disse...

bom, tirando a parte propagandista da coisa.. culpa é dos telemóveis.. lol!

Explicando..
Das poucas coisas que me orgulho dos 80's.. é ter nascido nessa década.. eu APRENDI a utilizar a tecnologia, não ser ESCRAVO da mesma.

Até a iluminação pública ser ligada, eu sujava-me, magoava-me (normalmente, não muito, porque estava sempre pronto para continuar), bebia água de qualquer torneira (inclusivé as da rua). Até a iluminação pública se acender, eu BRINCAVA com os demais vizinhos.. em vez de ficar fechado em casa agarrado ao computador (que não tinha) nem ao telemóvel e/ou a consola (que veio mais tarde.. e mesmo assim tinha tardadas espectaculares com os amigos, em vez de, como hoje, se tudo "on-line", cada um em sua casa)
Quando as luzes publicas acendiam, era hora de vir para casa (porque a figura paternal ainda valia alguma coisa) porque era hora de jantar e de brincar com os meus legos (inda hoje sou fan!) até serem horas de dormir.

Hoje em dia, as pessoas tocam-se via IM (Messenger) ou SMS.. é hilariante.. e o "nerd" sou eu?

(e sim.. uma vez na vida respondi seriamente..!)

=)

B. disse...

:-) Apoiado.