terça-feira, novembro 24, 2009

As lunettes fazem toda a diferença

É frequente ser abordada na rua para dar indicações quanto a trajectos e caminhos (quer seja em Portugal, na Bélgica, ou num qualquer outro país por onde esteja simplesmente de passagem). Porquê eu? Boa questão. Ainda estou a trabalhar para descobrir a resposta.
Em grande parte das situações acabo simplesmente por responder "fica naquela direcção" ou então "eh pah, vai ter de dar uma grande volta!". Experimentem, resulta quase sempre, principalmente quando perguntam onde fica a praça ou o monumento mais conhecido da cidade em causa (e mesmo que eu não faça a mais pequena ideia do que estou a falar).
Ora a última pessoa que me abordou na rua, com um intuito semelhante, foi tão caricata que não poderia deixar de relatar aqui o facto: uma moça com um ar simpático pergunta-me o nome da rua em que estamos. Eu limitei-me a olhar para a placa que estava praticamente por cima das nossas cabeças e responder... Como a rapariga percebeu o que me estava a passar pela cabeça naquele momento (e, presumo, também para lavar a sua honra), acrescentou, com um sorriso tímido, "J'ai oublié mes lunettes".
Saíu-me um sorriso.
Mas a verdade é que tive de engolir a gargalhada.

1 comentário:

Anónimo disse...

já me aconteceu um espanhol perguntar-me onde era o santuário de Fátima.. bastou-me apontar para a frente..!

(sim, santuário de Fátima..! O céu ficou vermelho! =)