No amount of experimentation can ever prove me right; a single experiment can prove me wrong.
A. Einstein
quinta-feira, agosto 27, 2009
Right and wrong
Posted by
B.
Labels:
B thinking
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
No amount of experimentation can ever prove me right; a single experiment can prove me wrong.
A. Einstein
"O último esforço da razão é reconhecer que existe uma infinidade de coisas que a ultrapassam." Blaise Pascal
Tomato is what I taste like.
6 comentários:
bom, e complexo. Pela sistematização da ciência (e falo no caso das ciências Sociais, que é onde posso ter certa vontade para falar nisso!), ao descobrir-se algo, torna-se paradigma.. fazendo com que a cena deles seja usar aquela "teoria".. e não andarem a procura de erros para a fazer desaparecer.
Acontece que nalguns casos existem desenvolvimentos e/ou progressos que tornam esse tal paradigma algo "desactualizado" ou mesmo que a realidade mude.. nesse caso, actualiza-se o paradigma..
a ciência é um ciclo sistemático. Einstein, nesta frase, apenas simplificou isso.
(GZ.. sim, inda tomei atenção a algumas aulas de IMCS! lololol!)
Nunes, sim, essa visão faz sentido, no âmbito da ciência. Se tentares transpor isso para a nossa esfera individual, compreendes que também se aplica... ou seja, por mais factos/razões que encontremos para provarmos que estamos certos, basta um pequeno e aparentemente insignificante acontecimento para nos provar precisamente o contrário. O "erro/prova em contrário" é muito mais poderoso que aquilo que consideramos como correcto.
novamente.. não e uma "visão" minha.. foi o que me foi ensinado, no que respeita ao método científico das Ciências Sociais (especificamente..!)
Quanto ao raciocínio ciência/pessoal.. sim, entendo..!
Mas é só porque o erro/falha nos faz sentir com mais intensidade.. a rotina acaba por tornar-se banal (aos olhos de quem a vive) já que a "segurança" que transmite acaba por não trazer desafios.. e consequentemente, confina-nos a deixar de sentir com a mesma intensidade.. (intensidade decrescente, portanto).
desta vez.. fui minimamente claro?
:-) já o tinhas sido antes... estava simplesmente a explicar o que me levou a colocar aqui a frase do Einstein. Ou seja, não foi a sua interpretação objectiva e "à letra", mas sim um paralelismo com algo no qual estava a pensar (e que descrevo no comentário anterior).
Portanto, estamos a dizer o mesmo, através de palavras diferentes.
o senhor sabia o que dizia ( na maior parte das vezes!!)
Nunes ....tens que fazer um reset tu!
Dito de outra forma... a excepção desmente a regra!
A propósito desta expressão, para verem como a interpretação pode ser tudo, recomendo http://en.wikipedia.org/wiki/Exception_that_proves_the_rule
Enviar um comentário