Uns amigos que fiz aqui em Bruxelas (ela Russa, ele Turco), escolheram como destino de férias Portugal. Passaram 10 dias no nosso maravilhoso país, percorrendo-o do Porto a Lagos, passando por locais como Aveiro, Figueira da Foz, Lisboa, Évora, Vila Nova de Milfontes ou Zambujeira. Vieram de lá fascinados (claro que para isto ajudou o facto de eu me ter armado em guia turística e lhes ter feito um "roteiro de imprescindíveis").
Uma das coisas que mais os impressionou foi (e passo a citar as palavras do Turco), "aquelas bolinhas amarelas que parecem uns feijões e que as pessoas comem quando estão a beber cerveja". Aí não consegui evitar um sorriso de surpresa: "Mas vocês nunca comeram tremoços?!". Ora acontece que, além de nunca os terem provado, também nunca os tinham visto.
Nada como mudarmos de país para darmos o devido valor ao tremoço.


9 comentários:
:)) Olha que curioso, eu quando cheguei do Brasil também nunca tinha visto! Já Leandro que veio do Rio de Janeiro conhecia muito bem, porque os portugueses levaram para lá :P
Ah sim, eu tb ADORO tremoços!
bjs
bom.. eu não sou apreciador de tremoços..!
É como os pastéis de nata.. ou nem sabem o que é, ou chamam "pastéis de Belém".. otários! (btw, pasteis d belém sucks.. e eu SEI DO QUE ESTOU A FALAR!)
Coisa que senti falta quando andei pela Europa foi de café (expresso! Tirando Portugal e Itália, o café que esses otários todos bebem e uma mistela sem jeito nenhum.. nem sabor, nem qualidade, nem nada!)
Nunes, eu gosto de tudo... pasteis de nata, de Belém ou só natas... chamem-lhe o que quiserem mas eu gosto, e muito! :-)
Quanto ao café... vai ser um eterno problema. Aliás, das primeiras coisas que faço quando chego a Portugal é, precisamente, tomar um café!
pois.. sei! =)
devo dar algum background.. em Lisboa, moro na Ajuda (que é mesmo, mesmo pertinho de Belém) e acho esse negócio uma das maiores tretas de sempre.
e claro q adoro um bom pastel de nata.. e os croissants d chocolate aqui da panificadora d VN.. e mil-folhas (de preferência, dos brancos).. lol!
=)
pah eu sinceramente com a cerveja prefiro amendoins! se bem q como imensos tremoços ( a minha médica obriga-me). mas se pensares bem afinal o que raio é um tremoço mm ? mas q calham bem com a cervejinha calham .....e por évora ha mta esplanada propícia ...pena q eu trabalhe sempre na hora do tremoço (ou amendoim)! vida de alentejo é duraaa!
Nunes, uma coisa é achares o negócio uma treta, outra é não gostares do bolo em si. Eu acho que mes esqueceria da treta do negócio mal desse uma dentada no pastel :-)
Eh pah, estás a abrir-me o apetite!!!
Cat, eu tb prefiro amendoins :-) E, já agora, o tremoço vem das fabáceas (nada como a wikipédia).
ah,sim.. eu tb sou mis pelos "minduins"..!
Há uns tempos apareceu uma qualquer reportagem sobre tremoço na TV. Aparentemente Portugal e Brazil são os únicos países que os consomem enquanto snack.
Se bem me recordo, a maior parte daqueles tremoços maiores vêm da América do Sul. Não me recordo de que país em concrecto.
Mas acho que lá consideram aquilo comida para os porcos...
Assim, tenho a dizer... OINC!
Enviar um comentário