domingo, março 08, 2009

Ser mulher

As mulheres na música são tudo: a harmonia e a melodia. A voz feminina é um elemento primordial. É a primeira coisa que um homem ouve quando está dentro da pessoa. Para os seres vivos é quase a música das estrelas, é a primeira voz que ouve. É o respirar, é o sentir, a musicalidade dos úteros que pacifica. Não tenho recordação disso, embora tenha feito muitas regressões. Nasci de cesariana. Uma vez cá fora, é a mulher eco que responde quando nós temos ânsias, fome, necessidade de alguém, ouvimos sempre aquela voz quase como uma ambulância mas no bom sentido. A partir daí queremos sempre ouvi-las, mais a voz do que outra coisa. Quando somos pequeninos e lhes puxamos os cabelos e as empurramos pelas escadas abaixo gostamos de ouvi-las gritar também. E depois gemer. É sempre bonito. Mas não em todas as áreas. Antigamente eu só gostava do fado cantado por mulheres, agora, com o Camané e outros, já admito que os homens possam cantar o fado. Na chamada música ligeira as mulheres são mais suportáveis do que os homens. No chamado pop-rock, não gosto de baladeiras. Não acho graça nenhuma às Céline Dion e às acrobatas da voz. Deixam-me mal disposto. No pop-rock tenho tendência para ver a Xana sempre como “one of the boys”. E depois há aquelas que, como Isabel Silvestre, são a voz da terra. Vozes potentes, vozes maternais.
Rui Reininho, in here


Eu muito gosto deste gajo!
O que origina este texto? O desafio colocado no Jornal Público: "dez homens dizem como vêem as mulheres nas suas áreas".
Já agora, se acho que existe discriminação sexual? Sem qualquer dúvida. Se já a sofri na pele? Se sim, estava desatenta, não dei por ela. Se tenho receio de vir a senti-la no futuro? Nem por isso, confio em mim. Se as coisas estão a mudar? Claro que estão, é preciso dar tempo ao tempo. De onde parte a mudança? De nós, as mulheres. E da educação que vamos dar aos nossos filhos.

4 comentários:

Anónimo disse...

olha concordo contigo mas tambem t posso dizer k ha dias k fico fodida c as gajas k se lembraram da emancipaçao das mulheres, é que eu ha dias k estava tao bem em casa a nao tblhar levar c clientes e poder ter no meu canto ...aiiiii enfim!! é o nosso fado

Anónimo disse...

e claro...RUI REININHO basta ser nortenho :) hihih e portista claro

B. disse...

tu tb não tas contente com nada carago! :) aposto que se estivesses em casa alapada o dia todo querias era ir trabalhar!

Anónimo disse...

o caralho é que queria loool...quem me dera ser rica fuodaxi!

Aturar esta cambada de chatos mete-m ca uma especie... xa la... é a minha profissao lol